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PSICOPEDAGOGIA

Psicopedagogia é a área que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. A partir de diagnóstico prévio, a psicopedagogia intervém no processo de aprendizagem e junto às dificuldades apresentadas.

Também analisa questões emocionais que envolvem a aprendizagem, através de testes e atividades direcionadas.

Utilizamos materiais pedagógicos, jogos diversos, brinquedos e atividades lúdicas, para alcançar diferentes conceitos, respeitando os limites e temporalidade de cada criança.

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Através do processo avaliativo, identificamos habilidades adquiridas, habilidades em desenvolvimentos e defasagens relacionadas.

O processo da intervenção psicopedagógica inicia-se após a realização da anamnese com a família e observação da criança. Na avaliação, que é realizada durante 3 a 5 atendimentos, são investigadas possíveis defasagens, vínculo escolar e questões emocionais que possam contribuir para o desenvolvimento e persistência de bloqueios no desenvolvimento da aprendizagem.

São realizados testes e atividades, buscando compreender como ocorre o processo de aprendizagem. Os objetivos são traçados de acordo com as características individuais de cada criança.

INTERVENÇÃO CONTÍNUA

A intervenção psicopedagógica promove a motivação para a aprendizagem, baseada na Abordagem Interacionista, onde é trabalhada a autoestima e o autoconceito, com o objetivo de efetivamente incluir a criança numa vivência escolar e social de acordo suas especificidades.

As intervenções contínuas têm como proposta atividades que buscam estimular o processo de aprendizagem. A orientação familiar e escolar permeia este processo, com o intuito de promover a interligação de todos os envolvidos no dia a dia da criança.

É fundamental que a proposta psicopedagógica esteja vinculada à escola, já que é o principal ambiente de estimulação nos conceitos de aprendizagem. Dentro da reabilitação psicopedagógica, trabalhamos com adaptações e orientações referentes à educação inclusiva, promovendo inserção funcional e com significado.

“ A política de inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos juntos aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas...” (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Basica – MEC 2001).

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