(11) 2369-3222 - (11) 2369-0045

O que é Pediasuit

O conceito de órtese de retificação postural foi estudado inicialmente na Polônia, na década de 70, onde astronautas russos, que após passar mais de 300 dias no espaço, perdiam força muscular devido à falta de gravidade.

Fisioterapeutas americanos perceberam que o conceito de um macacão que proporcionasse alinhamento biomecânico, se adequaria ao tratamento de crianças com deficiência motora em conseqüência de causas neurológicas:

-Paralisia cerebral

- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

- Ataxia

- Atetose

- Autismo

- Traumatismo crânio encefálico

- Síndrome de down

- Síndromes genéticas

- Mielomeningocele

- Mal formação congênita

A aquisição motora na criança está intimamente ligada a aspectos de sua aprendizagem diária.

Tal aprendizagem é influenciada pela crescente confiança e prazer nas brincadeiras que envolvem comprometimento físico.

Isto ocorre à medida que a criança adquire capacidade de controlar o próprio corpo graduando força, adquirindo equilíbrio e mobilidade.

Crianças portadoras de patologias neurológicas não se desenvolvem linearmente, neste sentido as aquisições motoras estão diretamente ligadas a formação da sua imagem, auto estima e confiança.

O Pediasuit, uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica, consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tracionadoes elásticos e emborrachados.

O conceito básico do Pediasuit é a criação de uma unidade de suporte para o corpo, estabelecendo alinhamento biomecânico e descarga de peso que são fundamentais na normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular.

Os tracionadores são ajustáveis, o que significa que se pode aplicar axialmente no corpo uma descarga de 15 a 40 kg. ( Clique na imagem para ampliar).

A Therapies 4 Kids, baseia sua intervenção em modalidade terapêutica diferenciada, onde o paciente pode ser atendido de maneira intensiva ou convencional.

O tratamento intensivo é realizado em módulos de até 80 horas, pelo período de até 4 semanas.

O tratamento convencional consiste em sessões semanais, com duração de 1 a 4 horas.

A órtese de retificação postural a ser utilizada (Pediasuit ou Theratogs) será decidida em avaliação de acordo com o quadro clínico e necessidades do paciente.

É aplicado ao tratamento, protocolo inicial, composto por alongamentos, massagem, mobilizações articulares, exercícios de aquecimento, co-contração nas articulações, escovação de membros superiores e inferiores, além de exercícios ativo-assistidos.

 

Além do protocolo, são utilizados equipamentos específicos como a Spider Cage, espaço cercado por uma estrutura metálica, na qual um sistema de elásticos (bungees) é inserido para facilitar o controle postural, com grau de sustentação variável de acordo com a atividade e função trabalhada.

Outro equipamento é a Monkey Cage, espaço dimensionado como a estrutura anterior, com maca no centro e um sistema de cordas, polias e pesos, onde é realizado o fortalecimento muscular específico.

Os manuseios terapêuticos baseiam-se nos conceitos de cinesioterapia e em abordagens e métodos terapêuticos, tais como Bobath, Cuervas Medek, Padovam, Kabat e Integração Sensorial.(Clique na imagem para ampliar).

 

O tratamento se foca em auxiliar a criança a maximizar suas funções até explorar todo o seu potencial, proporcionando ao paciente a vivência e aprendizagem de habilidades que só são possíveis com as facilitações geradas por esses dispositivos.

Com esta abordagem terapêutica é possível aprimorar aspectos direcionados a ganhos motores e comportamentais.

Realizamos a avaliação padronizada GMFM (Gross motor function mensure), que mensura a função motora grossa, a fim de comparar as habilidades motoras antes e após a aplicação do protocolo Pediasuit. Estabelecemos áreas metas a partir da avaliação inicial.

No gráfico, é possível visualizar os ganhos obtidos em um tratamento de 80 horas.(Clique na Imagem para Ampilar).

 

 

 

 

 

Qual a diferença entre Pediasuit e Theratogs?

Ambos são órteses corporais importadas, que visam propriocepção e alinhamento corporal.

O Pediasuit possui maior tração, podendo ser utilizado até 4 horas por dia, ou seja, durante a terapia.

Já o Theratogs, é uma roupa aderente à pele, composto por faixas e velcros que envolvem o corpo, promovendo alinhamento e estabilidade postural ainda que com menor pressão.

Qual paciente pode usar o Pediasuit?

O Pediasuit é recomendado para crianças a partir de 2 anos de idade ou 12 kilos.

O Pediasuit possui contra-indicação?

Pacientes abaixo do peso ou idade participam da terapia intensiva usando Theratogs até que cheguem ao peso ou idade mínima, onde o uso do Pediasuit otimizará as sessões de terapia física.

Além disso, deve-se ter cautela em crianças que possuem subluxação de quadril maior que 30%, contraturas articulares ou musculares graves, as quais impeçam de atingir um alinhamento próximo do normal na postura em pé.

O Pediasuit pode ser usado apenas em terapia intensiva?

Não, indicamos uso do Pediasuit em sessões semanais com pelo menos 2 horas de duração.

Quais terapias são associadas à terapia intensiva?

O Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional são habilitados a vestir o macacão e conduzir a terapia.

Durante avaliação, o terapeuta traça o perfil do paciente baseado em sua idade, habilidade motora e alterações osteo-musculares associadas, para definir um plano de tratamento.

Associado ao protocolo, quando indicado, desenvolvemos sessões de fonoaudiologia ou musicoterapia.

Contato: (11) 2369-3222 / (11) 2369-0045

Therapies4Kids - R. Padre Luciano, 87, Jardim França - São Paulo - SP - Todos os Direitos Reservados