(11) 2369-3222 - (11) 2369-0045

FONOAUDIOLOGIA

Diversas patologias neurológicas incluem alterações no campo da comunicação, linguagem, cognição, além de alterações específicas referentes à alimentação.

Nossa equipe está habilitada para atuar com a diversidade de cada patologia, pois dentro das alterações fonoaudiológicas, auxiliamos o paciente a desenvolver ao máximo suas potencialidades.

Motricidade Orofacial

Voltada para a habilitação, aperfeiçoamento ou reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais da região orofacial e cervical. O trabalho em MO pode ser realizado em todas as idades e visa a regulação das funções orofaciais como respiração, sucção, mastigação, deglutição (ato de engolir) e fala.

Disfagia

A disfagia é definida como uma alteração no processo de deglutição (ato de engolir), que impeça ou dificulte a alimentação normal, podendo ocorrer tanto no adulto quanto na criança, interferindo na condição nutricional e de hidratação do paciente, podendo evoluir para complicações pulmonares importantes. Cabe ao fonoaudiólogo trabalhar as capacidades funcionais do paciente, orientando a deglutição de forma segura, diminuindo o risco de aspiração (entrada de líquido nos pulmões), engasgos, preservando o estado nutricional do paciente. Em parceria com os familiares, a equipe de disfagia adequa a consistência alimentar, utensílios, volume, ritmo da oferta, além de manobras e posturas necessárias para oferta da alimentação por via oral de forma segura.

Disfagia
Disfagia
Disfagia

Comunicação e Linguagem

A Linguagem é a capacidade humana para compreender e usar um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados, usado em modalidades diversas para comunicar e pensar” (ASHA).
Nosso tratamento fundamenta-se na Teoria Interacionista, pois acreditamos que através da interação social ocorrem grandes passos no desenvolvimento cognitivo, emocional e de linguagem.
Focamos na interação, associada à valorização das tentativas de comunicação em set motivador, fazendo com que a criança sinta-se cada vez mais segura e encorajada a superar seus desafios.
Adotamos o estilo responsivo dentro do ambiente terapêutico, onde motivamos a criança a interagir socialmente, abrindo-se portas para o seu mundo, inspirando-a a conectar-se com o outro, dando-lhe a oportunidade de criar vínculos e desenvolver sua iniciativa social.

Comunicação Suplementar e/ou Alternativa

Fonoaudiologia

Termo usado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, comunicadores, até o uso de sistemas sofisticados como o computador com voz sintetizada e tablets.
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação, e considerada suplementar quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais.

Contato: (11) 2369-3222 / (11) 2369-0045

Therapies4Kids - R. Padre Luciano, 87, Jardim França - São Paulo - SP - Todos os Direitos Reservados